terça-feira, 7 de julho de 2009

Basalto Agrícola:
Os solos mais ricos e férteis do mundo tiveram sua origem numa rocha vulcânica e extremamente dura: o basalto!O basalto é rocha-mãe dos solos da região de Ribeirão Preto, SP,das chamadas "terras roxas", e dos solos das encostas do Monte Vesúvio , na Itália, onde é farta a produção de uvas.Na natureza, para se formar 01 centímetro deste tipo de solo a partir da decomposição da rocha, os geólogos e pedólogos afirmam serem necessários cerca de 200 a 300 anos.
É fantástica a quantidade de elementos minerais nutritivos encontrados no basalto. Aqui no Brasil são poucas ainda as referências de sua utilização em escala comercial na agricultura, entretanto, na Europa,sua utilização pode ser considerada uma prática convencional de muitos agricultores.Mais impressionante ainda é a capacidade que o pó de basalto possui em recuperar solos que foram empobrecidos pelos processos de erosão, lixiviação, acidificação natural ou pela aplicação de fertilizantes químicos, e principalmente pela exportação contínua de nutrientes pelas colheitas.
Os produtos agrícolas produzidos levam em si os mais diversos elementos químicos, e num processo convencional de adubação são fornecidos apenas nitrogênio, fósforo e potássio dos chamados adubos NPK.A presença de uma ampla diversidade de elementos químicos, com destaques para os elevados teores de fósforo (cerca de 60 vezes mais que um solo de ótima fertilidade), cálcio (10 vezes mais que um solo de boa fertilidade), magnésio (20 a 40 vezes mais que um solo de boa fertilidade),enxofre, potássio, boro, ferro e principalmente o silício , numa proporção de elevada de óxidos de silício (7,8%), além de titânio, lítio, cobalto,iodo e tantos outros elementos que a ciência agronômica ainda não estudou os efeitos sobre as plantas.
O resultado imediato da aplicação do pó de basalto é odesenvolvimento abundante de raízes das plantas, tornando-as capazes de aumentarem a absorção de nutrientes e consequentemente sua capacidade produtiva.Na cultura dos citros tem se notado a recomposição do equilíbrio nutricional das plantas.
No Sítio Santa Helena, em Ribeirão Bonito, SP, em solos arenosos e de baixa fertilidade, houve a correção de deficiência crônica de zinco nas variedades Pêra Coroa e Natal a partir da aplicação de uma única dosagem de 02 toneladas por hectare em 1994.As mudas cítricas que receberam uma dosagem no plantio de 01 kg de pó de basalto mais 100 gramas de superfosfato simples, apresentam um desenvolvimento mais acelerado que o normal, com folhas maiores , mais rígidas e mais pesadas que as que estamos acostumados a ver no campo.As olerícolas quando recebem uma dosagem de 100 gramas por metro quadrado de canteiro apresentam as folhas mais firmes e mais resistentes ao ataque de fungos nos períodos de bastante umidade. As melancias com uma adubação na cova (na verdade o berço da planta) com 01 kg de pó de basalto mais 01 kg de húmus, desenvolvem plantas sadias com ótimo desenvolvimento e pouca necessidade de controle de pragas e doenças.
Estudos recentes no Brasil o indicam como potencial recuperador de pastagens e de canaviais.A liberação dos nutrientes do pó de basalto é gradual e contínua.As pesquisas apontam que os melhores efeitos são obtidos com opó de basalto de granulometrias variáveis, isto é, uma mistura de grãos finos e grãos mais grossos.As partículas mais finas têm uma liberação mais rápida de nutrientes, enquanto que os grãos maiores vão liberando seus nutrientes lentamente, de forma homeopática.Mas o maior benefício do basalto é mesmo a produção de alimentos muito mais sadios e riquíssimos em nutrientes, tornando as pessoas e os animais que deles se alimentam igualmente sadios e bem nutridos.Basalto: no mínimo o máximo!
Dosagens:
Teste e aprove:
Citros : 01 kg na cova de plantio ou 02 kg na saia das plantas em forma de adubação fosfatada ou 02 toneladas por hectare em área total para equilíbrio nutricional do pomar;
Pastagens : realizar a análise de solo, e verificando que o solo se encontra ácido, aplicar 02 toneladas por hectare, incorporando-o a seguir, numa profundidade de 20 centímetros. Dessa forma ele também auxiliará no controle da acidez assim que houver umidade no solo;
Cana-de-açúcar : no preparo do solo para o plantio pode ser utilizada a dosagem de 02 toneladas por hectare com posterior incorporação ao solo. Logo após os cortes, como adubação complementar e fornecedora de silício, pode-se aplicar uma cobertura a lanço a dosagem de 01 tonelada por hectare;
Olerícolas em geral: a dosagem de 100 a 150 gramas porde canteiro;
Cereais (milho, soja, arroz, trigo, girassol, milheto, feijão):02 toneladas por hectare, com incorporação nos primeiros 20 centímetros desolo antes do plantio;
Adubos verdes (guandu, crotalárias, mucunas, tremoço, nabo forrageiro, aveia preta, e coquetéis de adubos verdes): 02 toneladas por hectare;
Abóboras e melancias : 01 kg por cova (berço) . Observação:excelentes resultados serão obtidos com a colocação conjunta de 01 kg de húmus por berço.
Frutíferas perenes (pêssego,uva, maracujá, coco, figo, nectarina, goiaba, manga, pinha, atemóia, graviola, caju, nêspera, pêra,maçã): 02 toneladas por hectare em área total para restauração de equilíbrio nutricional e 02 kg sob a saia de plantas em produção. Nos berços de plantio misturar 01 kg com o solo, além de 01 kg de húmus;
Mudas de estufa: peneirar o pó de basalto e adicionar o pó fino na dosagem de 4 kg por metro cúbico de substrato. O fornecimento de fósforo, ferro e silício darão um grande diferencial no desenvolvimento das plantas jovens.

4 comentários:

  1. Obrigado.
    Me ajudou muito na pesquisa escolar.


    obs.
    minha obs e para vcs colocarem mais pesquisas para escola...
    obrigado pela sua atenção.

    ResponderExcluir
  2. Tenho duas duvidas :
    1-O pó de basalto é o mesmo que o pó de pedra encontrado em pedreiras.
    2-No caso de pastagens já estabelecidas pode ser jogado a lanço por cima das pastagens ?

    Obrigado e parabéns pelos materiais

    José Augusto

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Basalto é uma rocha específica. Trata-se de uma rocha mafica, básica, vulcânica, com propriedades bem distintas de outras rochas. Dependendo da pedreira vc acha pó de granito, de calcario... As 3 que citei são extremamente diferentes umas das outras.

      Excluir