terça-feira, 7 de julho de 2009

BASALTO AGRÍCOLA


Metodologia de utilização do pó de basalto

O produto pode ser utilizado de várias formas e com diferentes granulometrias, dependendo da cultura e da técnica de produção adotada. Todos os resultados obtidos até o momento foram de experimentos realizados com o pó mais fino que é produzido na britagem (granulometria semelhante a do cimento), uma vez que, um dos objetivos era o de solucionar o problema da poeira nas pedreiras e por outro lado, necessitava-se de respostas rápidas para convencer os produtores a aderir à tecnologia. Para condições de campo, como frutíferas, olerícolas e mudas produzidas no chão, estamos preconizando a utilização de um material mais grosseiro, com granulometria de até 2 mm (semelhante a areia grossa), por ser mais abundante nas pedreiras e por proporcionar um efeito mais prolongado para as culturas. Outra maneira interessante de utilização do pó de basalto é adicionado à compostagem e produção de biofertilizante líquido, ou até mesmo nas camas de aves e nas lagoas de tratamento de dejetos animais.

De maneira geral, testamos das seguintes formas:

a) olerícolas
- obtenção da muda - mistura-se em torno de 3 kg de pó fino para cada m3 de substrato na ocasião da formulação do mesmo. Quando a muda é adquirida de terceiros, adiciona-se 20 g para cada 10 litros de água e procede-se uma rega ou duas, que é para aumentar o enraizamento e tornar a muda mais firme e resistente ao pegamento.
- produção - coloca-se um punhado, cerca de 50 gramas por cova, em mudas como couve, repolho, brócolos, beterraba.

b) flores de caixaria (tagetes, begônia, alegria-de-jardim, etc) – adiciona-se de 3 a 5 kg de pó fino para cada m3 de substrato, seja o mesmo de formulação própria ou substrato pronto adquirido de empresas especializadas. Da mesma forma, adiciona-se na sementeira, misturando à vermiculita, o que proporciona a produção de mudas com mais raízes e mais resistentes.

c) mudas de árvores nativas e exóticas– semelhante às mudas de flores, adiciona-se ao substrato, podendo ter granulometria maior, para proporcionar um efeito mais prolongado, principalmente nas nativas, pois necessitam de mais tempo no viveiro até o plantio definitivo. No caso das mudas exóticas (acácia, eucalipto e pinnus) dilui-se na água e rega-se 1 vez por semana.

d) mudas cítricas – adiciona-se o pó no leito de germinação do porta-enxerto e também na ocasião do tratamento de pré-germinação, que consiste em deixar as sementes do porta-enxerto de molho em água antes da semeadura, onde se adiciona pó de rocha. Durante o período de produção da muda, que é de aproximadamente 3 anos, pode-se adicionar o pó ao solo, incorporando através de capinadeira, nos momentos de maior crescimento da muda, além de uma dose de reforço na última quinzena que antecede a comercialização da muda, para ter um pegamento maior no plantio no local definitivo.

e) árvores frutíferas – utilizar o produto com uma granulometria maior, para obter resultados mais duradouros, devendo ser aplicado na produção da muda e na ocasião do plantio, principalmente em solos arenosos ou argilosos muito intemperizados. A campo, deve-se observar sempre que o solo deve ter atividade biológica, ou seja, um manejo que contemple cobertura verde e a não-utilização de herbicidas. No caso de solo desnudo, deve-se utilizar o pó de rocha agregado a um adubo orgânico bem curtido, dando preferência aos de ruminantes (cabra, ovelha e bovinos), que são mais ricos em microrganismos benéficos ao solo, e, por isso funcionam como ativadores da atividade biológica.




Pareci Novo, 11 de dezembro de 2007.

Gilnei Antônio Galvagni
(51) 3633-9131
(51) 9939-1167
empareci@emater.tche.br
ggalvagni@superig.com.br

Testes com arroz em solo arenoso no RS

Foi realizado apenas o tratamento das sementes com pó de basalto. Emater - RS.
Destaque para a diferença da aplicação e sem a aplicação.
Basalto Agrícola:
Os solos mais ricos e férteis do mundo tiveram sua origem numa rocha vulcânica e extremamente dura: o basalto!O basalto é rocha-mãe dos solos da região de Ribeirão Preto, SP,das chamadas "terras roxas", e dos solos das encostas do Monte Vesúvio , na Itália, onde é farta a produção de uvas.Na natureza, para se formar 01 centímetro deste tipo de solo a partir da decomposição da rocha, os geólogos e pedólogos afirmam serem necessários cerca de 200 a 300 anos.
É fantástica a quantidade de elementos minerais nutritivos encontrados no basalto. Aqui no Brasil são poucas ainda as referências de sua utilização em escala comercial na agricultura, entretanto, na Europa,sua utilização pode ser considerada uma prática convencional de muitos agricultores.Mais impressionante ainda é a capacidade que o pó de basalto possui em recuperar solos que foram empobrecidos pelos processos de erosão, lixiviação, acidificação natural ou pela aplicação de fertilizantes químicos, e principalmente pela exportação contínua de nutrientes pelas colheitas.
Os produtos agrícolas produzidos levam em si os mais diversos elementos químicos, e num processo convencional de adubação são fornecidos apenas nitrogênio, fósforo e potássio dos chamados adubos NPK.A presença de uma ampla diversidade de elementos químicos, com destaques para os elevados teores de fósforo (cerca de 60 vezes mais que um solo de ótima fertilidade), cálcio (10 vezes mais que um solo de boa fertilidade), magnésio (20 a 40 vezes mais que um solo de boa fertilidade),enxofre, potássio, boro, ferro e principalmente o silício , numa proporção de elevada de óxidos de silício (7,8%), além de titânio, lítio, cobalto,iodo e tantos outros elementos que a ciência agronômica ainda não estudou os efeitos sobre as plantas.
O resultado imediato da aplicação do pó de basalto é odesenvolvimento abundante de raízes das plantas, tornando-as capazes de aumentarem a absorção de nutrientes e consequentemente sua capacidade produtiva.Na cultura dos citros tem se notado a recomposição do equilíbrio nutricional das plantas.
No Sítio Santa Helena, em Ribeirão Bonito, SP, em solos arenosos e de baixa fertilidade, houve a correção de deficiência crônica de zinco nas variedades Pêra Coroa e Natal a partir da aplicação de uma única dosagem de 02 toneladas por hectare em 1994.As mudas cítricas que receberam uma dosagem no plantio de 01 kg de pó de basalto mais 100 gramas de superfosfato simples, apresentam um desenvolvimento mais acelerado que o normal, com folhas maiores , mais rígidas e mais pesadas que as que estamos acostumados a ver no campo.As olerícolas quando recebem uma dosagem de 100 gramas por metro quadrado de canteiro apresentam as folhas mais firmes e mais resistentes ao ataque de fungos nos períodos de bastante umidade. As melancias com uma adubação na cova (na verdade o berço da planta) com 01 kg de pó de basalto mais 01 kg de húmus, desenvolvem plantas sadias com ótimo desenvolvimento e pouca necessidade de controle de pragas e doenças.
Estudos recentes no Brasil o indicam como potencial recuperador de pastagens e de canaviais.A liberação dos nutrientes do pó de basalto é gradual e contínua.As pesquisas apontam que os melhores efeitos são obtidos com opó de basalto de granulometrias variáveis, isto é, uma mistura de grãos finos e grãos mais grossos.As partículas mais finas têm uma liberação mais rápida de nutrientes, enquanto que os grãos maiores vão liberando seus nutrientes lentamente, de forma homeopática.Mas o maior benefício do basalto é mesmo a produção de alimentos muito mais sadios e riquíssimos em nutrientes, tornando as pessoas e os animais que deles se alimentam igualmente sadios e bem nutridos.Basalto: no mínimo o máximo!
Dosagens:
Teste e aprove:
Citros : 01 kg na cova de plantio ou 02 kg na saia das plantas em forma de adubação fosfatada ou 02 toneladas por hectare em área total para equilíbrio nutricional do pomar;
Pastagens : realizar a análise de solo, e verificando que o solo se encontra ácido, aplicar 02 toneladas por hectare, incorporando-o a seguir, numa profundidade de 20 centímetros. Dessa forma ele também auxiliará no controle da acidez assim que houver umidade no solo;
Cana-de-açúcar : no preparo do solo para o plantio pode ser utilizada a dosagem de 02 toneladas por hectare com posterior incorporação ao solo. Logo após os cortes, como adubação complementar e fornecedora de silício, pode-se aplicar uma cobertura a lanço a dosagem de 01 tonelada por hectare;
Olerícolas em geral: a dosagem de 100 a 150 gramas porde canteiro;
Cereais (milho, soja, arroz, trigo, girassol, milheto, feijão):02 toneladas por hectare, com incorporação nos primeiros 20 centímetros desolo antes do plantio;
Adubos verdes (guandu, crotalárias, mucunas, tremoço, nabo forrageiro, aveia preta, e coquetéis de adubos verdes): 02 toneladas por hectare;
Abóboras e melancias : 01 kg por cova (berço) . Observação:excelentes resultados serão obtidos com a colocação conjunta de 01 kg de húmus por berço.
Frutíferas perenes (pêssego,uva, maracujá, coco, figo, nectarina, goiaba, manga, pinha, atemóia, graviola, caju, nêspera, pêra,maçã): 02 toneladas por hectare em área total para restauração de equilíbrio nutricional e 02 kg sob a saia de plantas em produção. Nos berços de plantio misturar 01 kg com o solo, além de 01 kg de húmus;
Mudas de estufa: peneirar o pó de basalto e adicionar o pó fino na dosagem de 4 kg por metro cúbico de substrato. O fornecimento de fósforo, ferro e silício darão um grande diferencial no desenvolvimento das plantas jovens.

Testes em Mato Grosso do Sul


domingo, 5 de julho de 2009

Adubo Orgânico

Registro do MAPA nº GO-0893410000-0
Registro CMO PPI 0005/2009/GO
Contato: (62) 9615 2113